Um excelente artigo publicado na revista IEEE Spectrum, de autoria de James C. Rautio, conta a história da unificação de teorias da Física do Século XIX, feita por James Clerk Maxwell, que permitiu entendermos o eletromagnetismo, ao demonstrar, por meio de equações, que a eletricidade e o magnetismo estão intimamente relacionados e que a luz também é radiação de natureza eletromagnética, como as ondas de rádio, os raios X, raios Gama, apenas componentes de diferentes frequência do amplo espectro.
O autor destaca que um grupo de físicos contribuiu para que as equações de Maxwell tivessem o merecido reconhecimento, o que ocorreu 25 anos após a publicação. Os "Maxwellianos", são:
G. F. FitzGerald, Oliver Heaviside, Oliver Lodge — além da contribuição do alemão Heinrich Hertz.
Destaque para Oliver Heaviside, que interpretou o trabalho de Maxwell e apresentou as equações no formato que conhecemos hoje.
Destaque para Heinrich Hertz, que projetou e construiu experimentos que produziam ondas eletromagnéticas demonstrando, na prática, a teoria. Depois dos experimentos de Hertz, a utilização das ondas de rádio para comunicações a longas distâncias se tornou possível e hoje utilizamos sinais de rádio para diversos fins, como telefonia sem fio, radiodifusão, WiFi, comunicação com satélites e sondas espaciais e pesquisas com a Radioastronomia.
Crédito da imagem: Lorenzo Petrantoni - IEEE Spectrum