Crédito do vídeo: NASA
A sonda Parker Solar Probe está na fase final de preparação antes do lançamento, para o qual utilizará um foguete Delta IV Heavy. Deverá ser o objeto lançado para fora da órbita da Terra com a maior velocidade: 430.000 milhas por hora. Apesar de a sonda ser pequena e o foguete muito poderoso, esta foi uma necessidade para alcançar a órbita desejada, que permitirá à sonda se aproximar tanto do Sol.
A data prevista para o lançamento é até 04/08/2018.
A missão deverá revolucionar tudo o que sabemos sobre nossa estrela, o Sol, e sobre o que sabemos sobre sua "atmosfera", a corona ou coroa solar, e responder algumas questões: por que a corona solar é mais quente do que a superfície do Sol? Por que existe o vento solar? Como a corona se torna tão energizada?
Um dos elementos críticos da sonda foi instalado por último: o escudo térmico. É uma placa cerâmica com um dos lados pintado de branco para refletir ao máximo a radiação solar, uma espécie de espuma que permitirá aos instrumentos eletrônicos permanecerem na sombra e operarem em temperaturas mais amenas. Assim, a sonda poderá "beijar o Sol", como disse uma das pesquisadoras no vídeo.