O Projeto Garatéa está promovendo mais um concurso, o Voe Seu Patch Para a ISS - Competição Brasileira de Arte Espacial. Voltado para estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Destacamos algumas regras importantes:
Serão selecionadas 2 artes (uma exclusiva das escolas participantes da edição 2018-2019 e outra aberta para qualquer estudante do Brasil de 0 até 17 anos);
Os dois trabalhos escolhidos serão enviadas para a Estação Espacial Internacional;
Os desenhos devem seguir estritamente as dimensões indicadas (o desenho deve usar um suporte de papel sulfite, com 8,8 cm de lado);
Usar as técnicas de desenho, por exemplo: lápis-de-cor, canetas coloridas, giz-de-cera ou arte digital;
Inscrições até o dia 20/02/2019;
Os desenhos serão selecionados por votação pública e as 5 melhores obras serão avaliadas por um júri.
A arte selecionada deverá ir à ISS em junho de 2019 e depois retornará à Terra e será devolvida ao estudante vencedor.
O tema do trabalho deve "Refletir o orgulho de nossa missão em representar nosso país na Estação Espacial Internacional".
Tradicionalmente, as missões espaciais têm o seu objetivo principal representado em "patches", que são desenhos, ou emblemas, que simbolizam a importância da missão. Alguns patches são produzidos em tecidos especiais e são costurados nos trajes espaciais de astronautas ou, mais comumente, figuram nas carenagens dos foguetes espaciais. Abaixo, exemplo de um patch da Missão Apollo, que levou o homem à Lua. Link para outros patches da NASA.
Para informações completas, detalhadas, e inscrições de trabalhos:
Crédito da imagem:
Regras do desenho: Projeto Garatéa.
Patche: NASA.