O BINGO é um radiotelescópio - atualmente em fase de testes de seus componentes, especialmente do protótipo da corneta - que será instalado no sertão da Paraíba, para o estudo das emissões de rádio na denominada cosmologia de 21 cm (960 a 1260 MHz), oriundas das emissões do Hidrogênio no espaço cósmico. O BINGO operará "medindo o tamanho das oscilações acústicas de bárions (BAO, sigla em inglês a partir de Baryon Acoustic Oscillations) ao longo do tempo, usando uma técnica chamada mapeamento de intensidade" (BINGO, 2019).
Na palestra do Mamutes na Ciência, a Dr. Karin Fornazier e o doutorando Jordany de Melo falam sobre os aspectos teóricos que envolvem os estudos da cosmologia e da construção do BINGO. Sua apresentação está dividida nos seguintes tópicos: Motivação, o BINGO, Pipeline, Biespectro FRBs e Próximos Passos.
O Mamutes na Ciência, que promove a divulgação científica, é um projeto da Escola de Engenharia de Lorena - USP (EEL-USP), organizado pelos professores da EEL-USP: Bertha Cuadros-Melgar, Rebeca Bacani, Gabi Weber e Eduardo Triboni.
Crédito da imagem: Karin Fornazier INPE Jordany Vieira IFUSP.
Para saber mais:
Palestra (link do vídeo no Facebook) BINGO: Biespectrum e FRBs.