Divulgando o Workshop de Espectroscopia de Alta Resolução - em Campos do Jordão/SP, nos dias 13 a 16 de Outubro, 2019. Local do evento: Hotel Orotour. Inscrições: até dia 20 de setembro de 2019.
Programação (preliminar) já divulgada:
13/10/2019 - Palestra de Abertura - Espectroscopia de Alta resolução, perspectivas científicas e instrumentais;
14/10/2019 - Palestras; Apresentações orais e de painéis; Oficina de treinamento - capacidades dos espectrógrafos em operação e comissionamento (GRACES, GHOST, ARCOIRIS, IGRINS);
15/10/2019 - Palestras; Apresentações orais e de painéis; Oficinas de treinamento - redução de dados espectroscopia de alta resolução (STELES, SPIROU, GRACES);
16/10/2019 - Palestra e apresentação de painéis; Discussão do estado atual da instrumentação disponível e necessidades futuras para os pesquisadores brasileiros.
Inscrições e informações adicionais na página do evento: http://lnapadrao.lna.br/eventos/wear.
A espectroscopia pode ser entendida como o estudo da matéria a partir da sua interação com emissões ou absorções do espectro eletromagnético, como a da luz visível, por exemplo. Além de ser útil para o estudo de substâncias localmente, em laboratórios, também é uma importante ferramenta para a Astronomia. A composição química de corpos distantes como estrelas, atmosferas de outros planetas, cometas, asteroides, nuvens de gás, por exemplo, é estudada em função de suas características espectroscópicas. Análises deste tipo também são realizadas por radiotelescópios, como a emissão do Hidrogênio, em 1420 MHz (21 cm), descoberta em 1951 pelos pesquisadores Harold Ewen and Edward M. Purcell (Harvard).
Crédito da imagem: Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA;
Para saber mais: IGE/UNICAMP.