Perseverance, Ingenuity, Tianwen-1 e HOPE são as mais recentes missões para estudar o planeta Marte. Foram lançadas em 2020 e, pouco mais de seis meses depois, encontram-se no planeta vermelho.
A sonda espacial HOPE, um projeto dos Emirados Árabes Unidos, com participação de cientistas de universidades americanas. Foi lançada em 19 de julho de 2020 e entrou na órbita de Marte em 9 de fevereiro de 2021. Com o objetivo de estudar a atmosfera e as mudanças no clima do planeta, foi projetada para durar cerca de dois anos (ou seja, um ano marciano), com possibilidade de extensão. A Hope orbitará a altitude entre 22000 e 44000 km. Possui antena de 1,85 m para comunicação de alta velocidade com a Terra, massa de 1350kg com o combustível, painéis solares com capacidade para gerar 600 Watts.
A imagem acima é a primeira da HOPE apóa a inserção orbital, tirada em 10 de fevereiro de 2021 pelo instrumento "Emirates eXploration Imager" (EXI) de uma altitude de 24.700 km acima da superfície marciana às 20:36 UTC em 10 de fevereiro de 2021, um dia após chegar a Marte. Em destaque na imagem alguns dos vulcões de Marte.
Para saber mais: https://www.emiratesmarsmission.ae/
Crédito: Emirates Mars Mission.
A Missão Tianwen-1, lançada pela China em 23 de julho de 2020, entrou na órbita de Marte em 10 de fevereiro de 2021. É a primeira missão da China até Marte, composta por em um orbitador e um módulo, que contém um jipe robô, que pousará no planeta. O módulo de descida ao planeta ainda está conectado ao orbitador e, provavelmente, não pousará antes de junho. O local escolhido para o pouso deverá ser Utopia Planitia. Entre os instrumentos científicos do jipe robô, há um radar que pode detectar locais com água abaixo da superfície.
O robô tem uma massa de cerca de 240 kg, com 6 rodas e um conjunto de painéis solares dobráveis para fornecer energia. Para comunicação, possui uma antena parabólica. O mastro frontal contém câmeras de navegação.
A imagem é a primeira enviada pela Tianwen-1.
Crédito da imagem: CNSA/PEC (Exploração Planetária da China).
Para saber mais: https://www.planetary.org/space-missions/tianwen-1
Perseverance, o novo robô marciano dos Estados unidos: foi lançado em 30 de julho de 2020 e pousou na cratera de Jezero em 18 de fevereiro de 2021.
A missão Mars Perseverance Rover é parte do Programa de Exploração de Marte da NASA. Para complementar as descobertas das missões anteriores, vai investigar mais profundamente sobre o potencial de existência de vida em Marte, não apenas procurando sinais de condições habitáveis em Marte no passado, mas também procurando por sinais de vida microbiana em registros de fósseis, por exemplo. O robô possui uma broca especial localizada em seu braço móvel, para coleta de amostras de rochas que serão armazenadas e ficarão à disposição para uma missão futura, que deverá resgatá-las e trazê-las à Terra.
A Perseverance também realizará demonstração de novas tecnologias:
Testar um método para produzir oxigênio a partir dos gases da atmosfera marciana;
Identificar recursos como água subterrânea;
Aperfeiçoar as técnicas de pouso;
Melhor caracterizar o clima, a presença de poeira e outras condições ambientais.
São passos cruciais para o planejamento de futuras missões tripuladas ao planeta Marte.
Junto ao robô Perseverance, o Ingenuity: haverá uma demonstração de tecnologia para testar o primeiro voo motorizado em Marte. O pequeno helicóptero chegou a Marte preso à barriga do Perseverance (na parte inferior do robô).
Acima, a primeira imagem da superfície de Marte da Perseverance, é de câmera de prevenção de perigo. A câmera ainda estava com a capa de proteção transparente. Além disso, as primeiras imagens são versões de baixa resolução, para teste e confirmação do pouso.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
Para saber mais:
Comments